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Reunião de Conselho do DLCV realizada em 09.04.2013

by em 11/04/2013

Ata da Reunião de 09/04/2013 de Conselho do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas
RDs Presentes:
Nelson Fordelone Neto
Priscila Genelhu
Pontos da pauta:
DOCUMENTOS A SEREM REFERENDADOS:
Afastamentos em nome dos seguintes docentes:
– Profa. Dra. Marcia Maria Arruda Franco (Inglaterra – período de 26.06 a 24.07.2013;
– Prof. Dr. Patrícia de Jesus Carvalhinhos (Hungria e Romênia – período de 30.04 a 13.05.2013.

Relatório de atividades desenvolvidas no RDIDP
– Profa. Dra. Fabiana Buitor Careli) – Parecista – Prof. Dr. Benjamin Abdala Júnior.
Documentação para contratação de Professores Temporários:
– Profa. Dra. Andréa Cristina Muraro -Área de Literaturas Africanas de Língua Portuguesa;
– Prof. Dr. Helcius Batista Pereira – Área de Filologia e Língua Portuguesa
Solicitação para realização de Pesquisa
– Pós-doutorado – Prof. Dr. Sebastião Marques Cardoso – sob a supervisão do Prof. Dr. Benjamin Abdala Júnior.
– Registro no Banco de Dados de Iniciação Ciêntífica da Faculdade (pesquisa s/bolsa)
– Ana Luiza Correa Pando – sob a supervisão da Profa. Dra. Beatriz Daruj Gil;
– Priscila Alves Cruzué – sob a supervisão da Profa. Dr. Simone Caputo Gomes

COMUNICAÇÕES DAS SENHORAS CHEFE E SUPLENTE
Comentaram a superlotação da sala. Propõe-se impedir os professores de aceitarem os alunos sem requerimento. Defendem que a matrícula seja sempre institucional, com vagas determinadas pelo Jupiterweb e os requerimentos submetidos ao crivo da seção de alunos, independentemente de acordos unilaterais entre alunos e professores.

Prévia orçamentária 2013
“Verba total do DLCV: 479.379,67”
Reforma dos gabinetes: poderão reformar até 5 gabinetes por ano.
Dotação básica? 290.234,43 (60% do valor total da verba da Unidade é dividido igualmente entre os departamentos, 40% deste mesmo total, proporcional pelo número de professores de cada departamento).
Verba de apoio a eventos: 31.277,01
Transferência de saldo anterior: 157.868,23

COMUNICADOS
– Comunicado da Profa. Dra. Monica Muniz de Souza Simas: solicita permissão para fazer o I Colóquio Internacional do LIA (Laboratório de Interlocuções com a Ásia) “500 anos Portugal-China: contrastes, mudanças e desafios”, organizado pelo Grupo Pt. Oriente (Portugal e Oriente: Literaturas, Línguas e Culturas), DLCV e DLO/FFLCH, a realizar-se no período de 26 a 30.08.2013.
– Formatura de alunos de Letras na Faculdade de Direito, no dia 04.04.
– Programas da Pró-Reitoria de Graduação: Fomentar adesão a bolsas de ensinar com pesquisa e demais programas que auxiliem a evitar a evasão estudantil, especialmente no primeiro ano.
– Programa de Bolsas para professor Visitante (Resolução USP-6.519, de 25-3-2013): Não recebemos. Será enviado por e-mail.

– Solicitação de abertura de Edital para a realização de Concurso público na categoria de Professor Doutor, referência MS-3, em RDIDP e aprovação dos programas.
– Área de Literatura Brasileira;
Foco: Literatura Colonial (Será discriminada a necessidade, no edital).
Alega-se que, desde o professor Hansen, faltam especialistas nesta área.
– Área de Filologia e Língua Portuguesa;
– Área de Língua e Literatura Grega

– Indicação de docentes, de nível, no mínimo, igual a Livre-Docente, para a composição da Comissão Julgadora para o Concurso Público de títulos e provas visando a obtenção do título de Livre-Docente.
Docentes Interessados no título:
Prof. Dr. Vagner Camilo – Área de Literatura Brasileira;
Prof. Dr. Hélio de Seixas Guimarães – Área de Literatura Brasileira;
Prof. Dr. André Malta Campos – Área de Língua e Literatura Grega;
Profa. Dra. Sheila Vieira de Camargo Grillo – Área de Filologia e Língua Portuguesa

– Afastamentos solicitados
Profa. Dra. Simone Caputo Gomes (Espanha – período de 23.05 a 04.06.2013);
Profa. Dra. Maria Lúcia da C. V. de O. Andrade (Espanha – período de 25.05 a 03.06.2013);
Prof. Dr. Fernando Rodrigues Júnior (Reino Unido- período de 01.08.2013 a 31.07.2014).

– Relatórios de Afastamentos:
Simone Caputo Gomes (Portugal – período de 10.07.2012 a 09.01.2013) – Parecista – Prof. Dr. Emerson da Cruz Inácio

– Documentação elaborada pela Comissão designada em Conselho Departamental de 19.03.2013 sobre Programa de Inclusão por Mérito do Estado de São Paulo

SOBRE O PIMESP
Ocorreu uma reunião da comissão designada pelo conselho, para a elaboração de documento que exprima a opinião do Departamento acerca do PIMESP. Os documentos foram lidos e seguem em anexo.
Segundo a professora Flávia Corradin, não se sentiram em condições de fazer um documento, uma vez que todos os participantes presentes seriam contrários à implantação das cotas. A saber: Flavia Corradin, Giuliana Ragusa e Waldemar Ferreira. A Professora Tania Macêdo, também integrante da comissão responsável, não esteve presente na referida reunião.
Após o protótipo de documento, foram abertas as falas que se seguem:
O professor Waldemar Ferreira se coloca contrário ao PIMESP, alegando que o mesmo não contempla as necessidades de cotas, nem raciais, nem sociais, apresentando-se como um estágio intermediário entre o ensino médio e o superior. Classifica-o como um “pseudo cursinho online oficializado” e “uma farsa de maneira geral”.
Alega ainda que é necessário que nossa discussão sobre o PIMESP tenha maior objetividade, deixando a questão das cotas para discussão específica.

O professor Jaime Ginzburg se colocou contrário ao PIMESP e considera os textos de Durham e Nathanael problemáticos. Do primeiro, destacou negativamente a alegação do vestibular não ser racista pelo fato do avaliador não conhecer a aparência do candidato. Aponta ainda que o texto do José Henrique investe na questão da vergonha, não contemplando o mérito do debate acerca das questões abordadas e, portanto, considera os textos insuficientes para tal discussão.
Na leitura do projeto de Carlos Vogt a ideia se apresenta como arrogante, sendo a universidade uma interventora na relação ensino médio/superior, criando suposta cultura universitária anterior à universidade. Do ponto de vista da estratégia política se mostra como uma retórica problemática.
Deixar uma parte grande da formação na Univesp, priorizada como modelo de excelência, é preocupante, pois o ensino a distância ainda está em desenvolvimento.

A professora Vima Lia Martin alega ser um projeto inconsistente, o PIMESP e concorda que neste momento o conselho deve se ater ao PIMESP e deixar as cotas de lado, além de referendar a fala dos colegas. Sugeriu a leitura de um texto da Maria Helena Pereira Toledo, da História e de Lilia Schwarcz, antropóloga, sobre o PIMESP (segue anexo).
Salientou ainda o esforço do Professor Helder Garmes, ao incluir o texto de Kabenguele Munanga para a discussão.
Aponta o PIMESP como um não-modelo de cotas (Apressado, semipresencial, utilitarista (focado no mercado) e afins) e que a discussão em outros foruns deveria ser acompanhada pelos colegas. Indica que se antecipar na decisão, sem uma ampla discussão a respeito, pode propiciar uma posição inadequada.

O Professor Helder Garmes endossou a fala dos colegas e se ateve à questão das cotas, salientando do texto de Kabenguele o apontamento do PIMESP como uma discriminação negativa, excluindo do meio estudantil as pessoas contempladas pelo programa, bem como cria uma barreira para este ingressar no curso superior. Questionou também como se mensura o mérito.

O representante discente Nelson Fordelone Neto referendou as falas anteriores e aprofundou o questionamento do mérito, uma vez que os textos de apoio foram escritos por Doutores especialistas e recomendados por Membros do Conselho detentores de notável saber, participantes do debate. Possuem mérito reconhecido e, no entanto, equiparam a condição do negro e da mulher, falsificam dados sobre o desempenho dos cotistas, alegam que a adoção de cotas aumentará a discriminação e que oficializaria a segregação racial, além de sua filiação ideológica ao mito da democracia racial. No entanto, apontam que o vestibular seria problemático do ponto de vista meritocrático, o que se apresenta como necessária contradição, a julgar pela qualidade de seus próprios apontamentos.

A Professora Marli Quadros Leite classifica o curso de Letras como inclusivo e, portanto, cotas raciais ou sociais não nos agridem, nem nos prejudicam. No nosso curso, isso não é problemático.

Ficou decidido que do documento a ser enviado à congregação, se focariam na questão do PIMESP e retirariam dele a questão do mérito.

Anexos:
Lilia Schwarcz
Revista Agitacao
Kabengele
Eunice
Comissao para discussao do PIMESP

From → DLCV

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